Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

MATRIZ TERRITORIAL - TERRITÓRIO DO SISAL

O Programa de Territórios da Cidadania é parte do esforço conjunto do Governo Federal para priorizar suas ações em regiões e sub-regiões onde os investimentos públicos e privados não têm sido suficientes para garantir o atendimento às necessidades básicas da população, bem como para acelerar processos locais e territoriais que ampliem as oportunidades de geração de renda de maneira desconcentrada e com a observância da sustentabilidade em todas as suas dimensões.
Trata-se de um programa de apoio e estímulos a processos de desenvolvimento organizados territorialmente com certo grau de endogenia, descentralizados e sustentáveis, articulados a redes de apoio e cooperação solidária que, gradualmente, possam integrar populações e territórios do interior do Brasil aos processos de crescimento e de desenvolvimento em curso.

OBJETIVOS DO PROGRAMA
Superação da pobreza e das desigualdades sociais no meio rural inclusive as de gênero, raça e etnia por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável com:
 integração de políticas públicas a partir de planejamento territorial;
 ampliação dos mecanismos de participação social na gestão das políticas públicas;
 ampliação da oferta e universalização de programas básicos de cidadania;
 inclusão produtiva das populações pobres e segmentos sociais mais desiguais, tais como trabalhadoras rurais, quilombolas e indígenas.

MATRIZ 2010
 Envolvimento de 27 Ministérios do Governo Federal
 Recursos Total: R$ 22 bilhões
 Recursos destinados ao Território do Sisal: R$ 280 milhões
O evento contou com a presença de representantes das prefeituras e de entidades civis do Território do Sisal. As atividades foram iniciadas no dia 17 de março de 2010 as 09:00 no auditório da Universidade Estadual da Bahia UNEB – Campus XIV, com José dos Santos Silva – Secretário Executivo do CODES Sisal apresentando as propostas da matriz territorial do Território do Sisal 2010 e ressaltando da necessidade de fazer uma avaliação geral do que foi executaddo dentro do território referenre a matriz 2009. Em seguida, Gilca da Silva Carneiro Morais – Presidente do Colegiado do Sisal – CODES, ressaltou sobre a grande importancia da elaboração da matriz para o desenvolvimento da região, citando que é através da mesma que o governo federal prioriza os investimentos que será feito dentro do território. Após, os participantes citaram os beneficios e as dificuldades enfrentados em 2009 e os objetivos que buscavam alcansar em 2010 em seus municipios. No periodo da tarde os participantes se dividiram em grupos (Infra-Estrutura, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Agricultura familiar) e começaram os debates sobre as necessidades de investimentos em cada municipio e entidade. No dia 18 de março pela manhã os grupos continuaram a elaborar as necessidades de cada municipio sempre com a participação de todos presentes. Já no periodo da tarde houve uma socialização de todos os eixos, e cada grupo apresentou suas demandas. Após o lanche foi feito uma avaliação geral sobre os dois dias do encontro, os participantes ressaltaram as expectativas que esperam alcansar através do apoio do governo federal na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário