Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Capes aprova o Mestrado Profissional em Planejamento Territorial


A Universidade Estadual de Feira de Santana lança, ainda em 2012, o edital de seleção da primeira turma do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial, aprovado pela Capes, com seleção prevista para março de 2013. O mestrado possui convênio com a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, com oferta de 25 vagas, 15 reservadas a servidores do Estado.

O público alvo é composto de graduados em Geografia, Sociologia, Biologia, Antropologia, Ciências Políticas, História, formação na área de Geociências, ou qualquer outro graduado com interesse ou afinidade na temática. 

O Mestrado Profissional em Planejamento Territorial foi gestado e se organiza com base em quatro grupos de pesquisa da Uefs, cadastrados no CNPq que fornecem sustentação ao curso. São eles o Grupo de Pesquisa em Natureza, Sociedade e Ordenamento Territorial (Geonat), Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais (Geomov), Grupo de Pesquisa Tecnologia, Inovação e Sociedade (GPTIS) e Núcleo de Pesquisa em Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade (Nupas). 

O objetivo é formar profissionais qualificados no campo de planejamento e gestão territorial, enfocando aspectos socioambientais, socioeconômicos e políticos. Estes profissionais serão qualificados em questões voltadas para o diagnóstico, planejamento, gestão de territórios, bem como na avaliação/organização de comunidades e movimentos sociais. 

Desta forma, visa à formulação ou consolidação de projetos de pesquisa e/ou intervenção, a partir das mudanças na formação profissional para o desenvolvimento regional e urbano, mediante práticas técnico-científicas inovadoras desenvolvidas neste campo por meio de conhecimento produzido nas políticas públicas sociais, ambientais, de avaliação e organização social. 

O curso foi organizado pelas professoras doutoras Jocimara Souza Britto Lobão (coordenadora) e Acácia Batista Dias (vice-coordenadora). O site do Mestrado é www.uefs.br/mppt

Linhas de Pesquisa:
 
1. Planejamento territorial e geoprocessamento 

Esta linha de pesquisa tem por objetivo realizar estudos de ordenamento territorial tendo por base a interface entre a sociedade e a natureza. Análise do meio físico e social tendo com suporte mapeamentos temáticos, com base em geoprocessamento que fomentam o planejamento territorial, enfocando a integração, organização e sistematização de dados quali-quantitativos socioambientais com vistas no planejamento e Gestão urbano-regional. Esta linha contempla também o desenvolvimento, pesquisa e extensão voltados à comunidades tradicionais, cartografia social e etnomapeamento. 

Docentes Permanentes: 

Profº Dr Ardemirio de Barros Silva
Prof Dr. Clovis Caribé de Menezes
Prof. Dr. Fábio Pedro Ferreira Bandeira
Profª. Drª Jocimara Souza Britto Lobão
Profº Dr. Washington de Jesus Santana da Rocha
Docentes Colaboradores:
Profª Drª Barbara Christine Marie Nentwig Silva
Prof. Dr. Edson Eyji Sano

2. Políticas públicas, planejamento territorial e participação social.

A relação entre as políticas públicas, desde a gênese até a execução dos projetos e programas, com o planejamento territorial nas diversas escalas é o foco de investigação/intervenção dessa linha de pesquisa, com ênfase para a participação dos diversos setores da sociedade civil organizada nesse processo de planejamento e de elaboração de políticas específicas. Nessa linha de pesquisa, a intenção é o destaque da participação de associações, cooperativas, sindicatos, confederações, movimentos de base comunitária, dentre outras, tanto no processo de gestação das políticas públicas quanto seus rebatimentos territoriais. 

Docentes Permanentes:

Profª. Drª. Acácia Batista Dias
Profª. Drª. Edinusia Moreira Carneiro Santos
Prof. Dr. Juarez Duarte Bonfim
Prof. Dr. Onildo Araujo da Silva
Prof. Dr. Rossine Cerqueira da Cruz
Docentes Colaboradores:
Prof. Dr. Rubén Camilo Lóis Gonzalez
Prof. Dr. Amilcar Baiardi







Nenhum comentário:

Postar um comentário